Saudável e Saborosa porem o consumo de melancia deve ser evitado por essas pessoas
Apesar de ser fonte de fibras e vitaminas, fruta pode ser prejudicial à saúde de algumas pessoas quando consumida em grande quantidade.
A melancia é um ótimo alimento para ser consumidor no verão. Refrescante, a fruta adocicada possui um alto teor de água, receita ideal tanto para crianças como adultos. Além de carregar uma quantidade de fibras, a fruta também é rica em vitamina A, C, B1 e B6, bem como dos seguintes minerais: cálcio, magnésio, potássio e ferro.
Mesmo com tantos benefícios, é preciso ter atenção com os excessos na hora de consumir o alimento. De acordo com o portal Meganoticias, da Espanha, a melancia pode ser de difícil ingestão para algumas pessoas, principalmente por aquelas que sofrem com a síndrome do intestino irritável.
Quando a melancia pode fazer mal?
Existem situações em que a fruta pode não ser ideal para a saúde. O motivo é que o alimento faz parte do grupo de FODMAP (Fermentable Oligosaccharides, Disaccharides, Monosaccharides and Polyols, do inglês). Na prática, o consumo em excesso da fruta provoca dores de estômago, diarreia, inchaço e inflação aos mais sensíveis à substância.
Outro grupo que também deve evitar o consumo exagerado de melancia são pessoas com diabetes. Isso porque o alimento conta com um alto teor glicêmico, capaz de aumentar consideravelmente os níveis de açúcar no sangue.
Para se ter uma ideia, em apenas 608 gramas da fruta (algo em torno de 4 xícaras) estão presentes 36% de frutose, índice considerado alto para quem sofre com níveis de glicose elevados no organismo.