Doar sangue é um gesto de amor
seja um doador, é fácil, simples e não doe nada
O projeto "Vida Por Vida" mobilizou mais de 200 jovens em Rondônia para doarem sangue no estado. As doações aconteceram no decorrer no último mês de abril.
Durante a campanha, Levi Fernandes, estudante que doou sangue pela primeira vez, falou sobre a importância do gesto.
"É uma experiência incomparável. Eu fico feliz por saber que minha doação vai estar salvando vidas", diz.
O líder do grupo, o pastor Bruno Barbosa, ressalta que no calendário da associação o mês de abril é escolhido para a motivar a doação de sangue.
"É um mês especial para toda a juventude da nossa Associação Norte de Rondônia e Acre (Anra). É um momento em que estamos mobilizados e motivados para abençoar pessoas através do projeto Vidas Por Vidas", explica.
O diretor do Clube de Desbravadores Cataf, Vinicius Ricardo, conta que no grupo há doadores regulares.
"A gente também não poderia ficar fora dessa campanha. Somos em cerca de 15 desbravadores e muitos deles já são doadores frequentes. Doar sangue é doar vida. É uma demonstração de empatia e amor ao próximo", pontua.
Cada bolsa de sangue pode ajudar até quatro pessoas. No mês de abril, mais de 200 jovens de Rondônia doaram sangue.
Convite para vida
A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) convida a população para doar sangue, devido ao baixo estoque no estado.
A fundação precisa de uma média de 100 doações por dia para manter o estoque de bolsas, que são utilizadas para transfusões e em intervenções cirúrgicas. No entanto, de acordo com a instituição, nas últimas semanas o número de cirurgias e transfusões de sangue aumentou.
A Fhemeron em Porto Velho está localizada na Avenida Jorge Teixeira, 3766, bairro Industrial. Os atendimentos são realizados de segunda-feira a sexta-feira, das 7h15 às 18h, e aos sábados até 12h.